Bem vindos ao justalittegirl um blog onde você irá encontrar de tudo um pouco, cinema, música, séries, moda e muito mais! É diversão e informação em um único lugar! Então, confiram!!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Desabafo.



Com o "boom" das redes sociais, o que mais vemos, são informações jogadas diariamente sobre nós. Informações que muitas das vezes são corretas, passadas por jornalistas competentes ou por pessoas que por força do destino, ou em determinada ocasião acabam dando de cara com alguma situação, que se espalha viralmente, seja por twitter ou facebook. Porém, nos deparamos muitas vezes, com "pseudo informados" que pensam estar escrevendo tudo muito corretamente, quando na verdade só falta uma coisa: informação.

Sou blogueira, tento estar sempre atenta a quase todos os acontecimentos que possam vir a ser úteis ao blog, como também, ficar por dentro das demais notícias, seja via twitter ou facebook - que sou bastante adepta, pois percebo uma dinâmica vasta de informações, mas sempre só dou valor as "fontes seguras" - ou por jornais na tv ou de papel mesmo. Contudo, as "pseudo informações" dadas por estes que se dizem saber muito, e quando percebo, que não é realmente aquilo, me dá uma sensação de revolta.

Falar em tons de crítica, ou tons de bom entendedor do assunto, pode, sem sombra de dúvidas, mostrar que a pessoa realmente entende do que estava escrito (apenas para quem não conhece quem escreveu). Já, para quem conhece, sabe que está falando besteira. Vou tentar ilustrar o texto, para que fique mais claro. Minha cidade, tem carnaval, sim. Não é uma das mais tradicionais do Nordeste, mas tem certa divulgação do que irá ocorrer na cidade durante o feriado, porém, com a divulgação, mesmo que escassa, temos programação, e atualmente com os vários blogs que temos por aqui e que são de grande repercussão, ninguém pode dar mais a desculpa de que não sabia (mesmo tendo pessoas que realmente falam isso).

Hoje, terça feira de Carnaval, num momento tranquilo de minha noite, estava quase desligando o computador e indo ler um livro, quando vi alguns comentários a respeito da escassa programação, ou simplesmente de que não existia Carnaval em Natal e que a cidade como sempre estava um tédio nessa época do ano. Passei meu feriado por aqui, não aproveitei tanto quanto deveria ter aproveitado, porém, que teve animação por aqui, sim, teve. Foram bailes a fantasia, blocos de rua, escolas de samba, rodas de samba, eleição de Rei Momo e Rainha do Carnaval, o tradicional Baile das Kengas - que próximo ano comemora 30 anos - , enfim, tudo que um Carnaval tem que ter.

Divulgação? Sim, houve divulgação, em redes locais, em jornais locais, blogueiros famosos da cidade postaram programações em seus respectivos blogs, guias culturais encartados gratuitamente, também continham as informações sobre onde ir, jornais de grande circulação, dedicaram um espaço para mostrar o que a cidade tinha a oferecer para quem não iria viajar, e claro, as redes sociais. Vi, incansavelmente, em tweet's ous facebook's de amigos as programações, ratificando, todas ditas acima. Mas, digo e repito, para alguns não foi suficiente.

Até que tudo chegou em outro nível. Programação cultural generalizada. Mais uma vez, percebi uma grande falta de informação, no que se pode falar em relação a isso. Temos uma programação cultural fraca, se formos comparar com Rio e São Paulo, por exemplo, mas temos uma programação cultural, que a meu ver, se adequa com o valor que a sociedade natalense dá a ela, ou o que os grandes veículos de informação passam. Posso dizer, que acho a programação cultural proporcional ao tamanho da cidade e com a estrutura ou o reconhecimento que é dado a esta.

O bairro mais antigo da cidade, a Ribeira, necessita de uma reestruturação, isso é fato e perceptível, devendo ser aí inserido políticas públicas eficientes para sua reestruturação, mas isso parece ser em um futuro muito distante...O que muito entristece a todos. Porém, o bairro, mesmo precisando dessa revitalização, tem vida própria, seja com nosso Teatro Alberto Maranhão, ou com a sede da Tribuna do Norte, ou simplesmente para curtir um sambinha no Buraco da Catita, o bairro tem vida própria, com pessoas que vão ali com certa frequência. Não posso falar que sou uma das mais assíduas, vou lá, sempre que algo me chame atenção, mas eu vou. Já fui a noite, como também já fui de manhã, e nunca fui assaltada (muitos criticam a falta de segurança, se bem que, ultimamente falta segurança em praticamente todos os lugares deste Brasil, ou até mesmo do mundo, talvez).

As peças teatrais que para lá vão, são de uma qualidade esplendida! Muitas vezes, com nosso artista da terra, pois vemos que é ali, o lugar que eles realmente têm a oportunidade de mostrar o trabalho, na verdade, salvo uma raríssima exceção, só vejo artistas potiguares mostrando o trabalho no TAM (Teatro Alberto Maranhã) ou na Casa da Ribeira ou até mesmo em teatros menores, ou seja, continua sendo o berço, e o nascimento da mostra cultural da cidade, onde, os artistas tem ampla liberdade de apresentar os trabalhos, sem nenhum tipo de repressão. Não posso falar que sou expert no bairro histórico, mas falei de algo que tenho algum conhecimento. Por falar nisso, insiro aqui um programa turístico para quem quer saber sobre o começo da cidade, a Caminhada Histórica Cultural, uma boa dica.

Em relação a programação cultural da cidade, além Ribeira, e além praias - que não fiz referência, afinal, tem assunto para outro texto, e o que está aqui sendo relatado são as programações culturais - temos bares, restaurantes, bistrôs, um outro teatro com uma grande estrutura, praias (sim, temos belas praias), shoppings, ... Claro, cada um com seu mérito, temos bons restaurantes, seja em bairros nobres da cidade, como inclusive, na Ribeira, como em bairros que não são considerados nobres ou tradicionais. E bares para todos os gostos, para paquerar, para ver gente bonita, para curtir um samba, para curtir um rock, para dançar, ou apenas para tomar um bom drink.

E ainda digo mais, para todos que ainda não conhecem, temos o "Por do Sol do Potengi", que é fixo durante todo o ano no Iate Club de Natal, onde, podemos admirar o sol se pondo ao som de um saxofonista e depois ainda há apresentações de artistas da terra. O projeto funciona desde novembro de 2008, e além de curtirmos boas músicas, vemos o encontro: mar, rio, mangue e o sol se pondo. E acima de tudo, petiscando!

Enfim, diante de todo o leque de opções acima mencionado, o que não podemos dizer é que Natal, não tem opções de onde ir, ou do que fazer no Carnaval, ou sem Carnaval. O que falta é procurarmos sempre estarmos atualizados de tudo! De todas as informações que nos cercam, seja por twitter, facebook, jornais televisionados ou escritos e não darmos apenas valor ao que nos interessa. Então, fica o meu desabafo a todos aqueles que falam, pensando que sabem muito, quando poucos sabem.

E se ainda assim, você estiver em dúvida de onde ir, ou continuar falando que não há opções, temos o Solto na Cidade, um guia que sai com a programação cultural da cidade, temos a Veja Natal, com as dicas de todos os bares, restaurantes, lugares para lanche, açaí, que podemos encontrar por aqui e claro, os blogs e as redes sociais, que disseminam sempre opções de onde podemos ir. Sem falar nos shows...Então, quem disse que não temos opções? Temos sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário