Bem vindos ao justalittegirl um blog onde você irá encontrar de tudo um pouco, cinema, música, séries, moda e muito mais! É diversão e informação em um único lugar! Então, confiram!!

sábado, 14 de maio de 2011

Livro: Código da Vida.

Um livro versátil. É assim que defino O Código da Vida, um livro que fala sobre
quase tudo!



SE VOCÊ AINDA NÃO LEU O LIVRO TODO, NÃO CONTINUE SUA LEITURA, CONTÉM, SPOILERS. E O QUE ESTÁ ABAIXO, É UM RESUMÃO DO LIVRO.

Posso dizer que o seu autor, Saulo Ramos, participou de momentos cruciais da história brasileira, e sua história, também é a de milhares de brasileiros. Aqui está uma pequena resenha sobre o livro que quando você começa a ler, só sossega quando acaba.

Saulo Ramos, como várias pessoas deste enorme Brasil, veio de família humilde do interior, que estudou e venceu através dos estudos e do esforço a ele demandado. Viveu e participou ativamente de grandes momentos históricos do país, a ditadura e seus momentos de tortura, o impeachment de Collor, os mandatos de presidente de Sarney, os mandatos de presidente de FCH, os mandatos de presidente de Lula, o plano real, os mensalões. Sempre elogiando eloqüentemente ou mostrando falhas, desperdícios ou criticando, também eloqüentemente o que ele não concordava. Sem sombra de dúvidas, uma das pessoas mais críticas ao falarmos em governo Lula, e uma das mais competentes no mundo da advocacia.

Mas não se enganem que Saulo Ramos começou de cima não. Ele começou de baixo, começou estudando Direito, até se tornar estagiário do renomado Vicente Rao, até se efetivado como advogado da empresa e conhecer pessoas de suma importância da vida política brasileira e se tornar ministro do STF, sem dúvidas o maior cargo que alguém formado em Direito pode ocupar.

Nesse meio termo, e tentando se encontrar no livro (que não tem ordem cronológica) temos o caso do Sr. Olavo Brás, sem dúvidas, um dos casos mais interessantes que eu já tive contato desde que iniciei meu curso de direito, afinal de contas, mostra-se o drama de um pai, acusado de fazer coisas horríveis com seus filhos, sendo acusado pela própria ex-esposa. Causando um transtorno familiar fora do comum. Olavo Brás, tenta de inicio se suicidar, caso Saulo não recebesse o caso dele, mas ao contar a história, inicialmente parece ser causa perdida, porém, ao começar a investigar, percebemos que não é tão perdida assim, e que ele fará ser vencida, até porque desde o primeiro momento, ele se sentiu desafiado a aceitá-la.

Até então a única prova contra seu cliente era uma gravação, inicialmente, de forma ilícita, descobre-se que a gravação não foi feita sem pausas, e sim com estas presentes, as crianças, estavam sempre a mesma distância do gravador, o que leva a crer que ali, a mulher tinha um cúmplice, isso tudo sendo feito uma perícia. Porém no decorrer da história, a prova torna-se licita. Também temos o que está previsto em lei, como se fosse uma diligência realizada pelo juiz para saber como estavam as crianças na casa da mãe, até porque não é qualquer juiz que faz isso, porém, este o fez, o que mostrava que estava interessado em saber qual a realidade sobre aquele caso, apurando os fatos mais profundamente.

Chega-se o dia da audiência final, e sai a sentença, a mãe, como provado no decorrer do livro, sofria graves problemas psicológicos, e fez com que as crianças gravassem as coisas por ela ditadas, sem nem saber a gravidade do que falavam e assim Saulo conseguiu provar a inocência do cliente. Enquanto, o juiz, escreveu uma belíssima sentença, que tocou a cada um. O juiz? Nada mais nada menos, do que o ministro do STF atualmente, Cezar Peluso. Que mostrou que tem competência para estar onde está desde os tempos que era juiz da vara da família.

Sem esquecer que no desenrrolar da história, Saulo conta com seu amigo Gervásio e encontra a felicidade ao lado de sua até então, secretária.

Enfim, o livro é excelente, fiz um pequeno resumo do que se trata e fica a dica para quem gostar de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário